terça-feira, 20 de novembro de 2012

livro novo, Arquivo Debilitado


Arquivo Debilitado - o gesto de Evandro Affonso Ferreira
de Júlia Studart
Dobra Editorial, SP, 2012 - http://www.portaleditora.com.br

Texto de apresentação

Este livro de Júlia Studart, uma das mais talentosas e sensíveis ensaístas que li ultimamente, discorre sobre literatura e arte, enfocando aquilo que, nessas duas práticas artísticas, se está fazendo de melhor hoje no Brasil. De melhor e mais instigante.
A escrita contemporânea se dá a ver por intermédio das narrativas de Evandro Affonso Ferreira. As personagens desse escritor não são definidas aqui apenas conceitualmente, mas, sobretudo, por meio de imagens de impacto, que provêm do universo das artes plásticas. Assim, um protagonista que é "um resto humano" pode ser caracterizado como um "vidrinho com cuspe", numa alusão explícita a uma instalação de Marcelo Coutinho. E Júlia prossegue, esclarecendo que essa instalação expõe o "recheio de um vazio", e completa – um vazio pleno.
Essa ideia de que a existência "literária" é constituída de um vazio pleno ecoa nas teorias de Blanchot, Deleuze, Agamben, para mencionar apenas três dos pensadores citados com muita propriedade por Júlia neste livro de invejável consistência teórica. Mas, novamente, a imagem (abjeta ou poética) é o que melhor define o personagem e revela ao mesmo tempo o alcance sugestivo da escrita dessa jovem ensaísta, que não se vale apenas de conceitos, ainda que não se furte a eles, pois em sua origem este livro foi uma dissertação de mestrado, uma bela dissertação, aliás.
Assim, ao buscar circunscrever certo personagem "infame", Júlia menciona um garrafão sujo, obra da artista Elida Tessler, "um garrafão aberto à procura de ar e quase sufocado pela poeira". São esses símiles ousados – os símiles aproximam a narrativa contemporânea às instalações mais criativas de hoje – que dão o tom deste livro, em que o signo e o vazio, o humano e o não-humano, a literatura e as artes plásticas lançam um segredo comum, segredo que é uma ampliação da experiência estética, não uma resposta ou uma revelação pretensamente filosófica.

por Sérgio Medeiros. Ensaísta, tradutor e poeta.   
Publicou, entre outros, o livro TOTENS [Editora Iluminuras, 2012]


2 comentários:

  1. Que lindo. Muito me deixou curiosa ler o livro de Juju.
    Deve ser lindo, sensível e leve como ela.
    beijos aos queridos e até muito breve.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Juju, logo que terminar a minha tese seu livro será o primeiro da próxima fila infinita, beijos, Davi.

    ResponderExcluir