sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

curso: casa do saber: a alegria,

Artes

A ALEGRIA

ARTE, LITERATURA E FILOSOFIA

por Manoel Ricardo de Lima

O curso procura compor uma apresentação da alegria como uma espécie de sintaxe de formação da vida moderna/contemporânea. Assim, a partir de alguns elementos da arte e da cidade modernas como estruturas oscilantes, é possível montar um percurso do conceito e seus modos de uso. O curso se divide numa amostragem de questões da alegria relativas à literatura, a arte e a filosofia. 


Início: 10 JAN

Duração: 4 encontros / um por semana

Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (10/01, 17/01, 24/01, 31/01)

Valor: R$ 180,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 180,00



Tel.: (21) 2227-2237 
Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h às 20h

10 JAN | 1. A RUA [O FEÉRICO E A VELOCIDADE]
A alegria contra o caráter trágico da existência. A alegria como a força que move a fantasia inserida na nova paisagem urbana com os seus novos estados de movimento veloz.

17 JAN | 2. O RISO [A MARIONETE, O AUTÔMATO, O CLOWN]
Do romance ao cinema: personagens que aparecem como interferência e composição do universo proibido do riso feliz, do espírito livre e da condição daquilo que é leve e capaz de dançar.

24 JAN | 3. O JOGO [A ALEGRIA É A PROVA DOS NOVE]
A poesia moderna e a tarefa da alegria a partir de Oswald de Andrade: a literatura como um jogo e a linguagem como lugar da atenção para a alegria.

31 JAN | 4. O NEUTRO [BURLAR A ALEGRIA]
O neutro é uma ideia retirada de Roland Barthes que propõe uma espécie de estado de hesitação permanente que pode burlar, trapacear e provocar uma conversão aos conceitos abstratos, tal qual a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário