sábado, 5 de outubro de 2013

'Cinemáticos' no Museu de Arte do Rio [MAR], com Alexandre Veras



Cinemáticos: Cinemas de Artista no Brasil
Dia 9 de outubro de 2013

O Museu de Arte do Rio, o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Escola de Comunicação da UFRJ e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) apresentam o seminário Cinemáticos: Cinemas de Artista no Brasil, com coordenação do pesquisador e artista André Parente. A ação, que integra o programa MAR na Academia, é composta de debates e exibições de filmes de realizadores brasileiros contemporâneos.

A programação divide-se em catorze sessões, em que são abordadas questões que perpassam a produção fílmica em suas diversas linguagens: audiovisual, cinema marginal, cinema estrutural, cinema conceitual, cinema do corpo, cinema do dispositivo, cinema de arquivo, cinema híbrido, cinema interativo, cinema ao vivo, cine-ensaio, instruções para filmes, cinema de inversão, protocinema e transcinemas. A sincronicidade entre as experimentações dos artistas e as rupturas epistemológicas; a convergência dos meios; as transformações estéticas; e o cruzamento dos circuitos das artes plásticas e das artes da imagem em movimento são alguns dos temas debatidos.

Convidado: Alexandre Veras

Alexandre Veras (CE, 1969) foi coordenador do Alpendre-Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde desenvolve atividades de coordenação e curadoria de mostras, seminários, cursos, exposições, entre outros. Desde 2000 vem desenvolvendo trabalhos em documentário, vídeoarte, vídeo-dança e instalações, dentre eles: “Partida”, “Marahope 14/07” e “O Regresso de Ulisses”. Realizou o DOCTV "Vilas Volantes – o verbo contra o vento" e o longa-metragem "Linz - quando todos os acidentes acontecem".

Cinemáticos: Cinemas de Artista no Brasil
Toda quarta-feira. De 21 de agosto a 27 de novembro.
De 13h às 17h.
Auditório do MAR.
50 vagas (Distribuição de senha com uma hora de antecedência).


Nenhum comentário:

Postar um comentário