domingo, 12 de dezembro de 2010

sala grumo [cultura latinoamericana],


Está no ar a última Sala Grumo de 2010

Ensaio:
Como desviar o olho [Clarice Lispector, Gonçalo M. Tavares]
por Júlia Studart

Ver: http://www.salagrumo.org/notas.php?notaId=129

*

Clarice Lispector

Uma barata pode ser mais importante que um imperador. Se os teus olhos olharem mais tempo para uma barata do que para um imperador, a barata torna-se mais importante que o imperador. Chamamos imperador ao imperador e barata à barata porque a média dos olhos humanos olha mais tempo para o imperador do que para a barata.
O que é um revolucionário, pergunta-me a minha filha de três anos, e eu respondo: é quem olha mais tempo para uma barata que para um imperador.
E o que é um imperador, pergunta-me a minha filha. É aquele que não deixa que se olhe demasiado tempo para a barata – respondi.
E, por favor, não me faças mais perguntas.

Gonçalo M. Tavares, do livro Biblioteca [Campo das Letras, 2004]

Um comentário: